sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

Pagos para não fazer nada

Não sei se alguém já reparou, mas o preço do leite tem vindo a aumentar de uma forma assustadora. Julgo que a palavra certa é mesmo "assustadora", visto que o leite é um bem essencial para todos nós.

Este aumento de preço deve-se acima de tudo à acção da União Europeia, que estabelece quotas de produção para o leite, que acabam por levar a que as pessoas deixem de produzir leite, sendo inclusivamente pagos para isso.

Ora, isto é o maior contra senso. Aquilo que a UE diz é "ou produzes a mais e és multado, ou não produzes e nós ainda te pagamos por isso". Temos portanto uma entidade que paga às pessoas para elas não trabalharem. Isto deve ser o sonho de qualquer pessoa...ser pago para não trabalhar.

No entanto, ao reduzir-se a produção, é natural que o preço do leite aumente, visto que este é um bem com uma procura estável, certa e com tendência para aumentar.

Portanto, graças às medidas reguladoras da UE, estamos hoje a pagar mais 15% por um pacote de leite, ao mesmo tempo que há pessoas que querem produzir e que têm capacidade para isso, mas que não o fazem para não exceder quotas de produção determinadas por uma entidade externa.

Ah, e claro, também são pagos para isso...

Sem comentários: