terça-feira, 29 de janeiro de 2008

O Professor Bitaites

É melhor prepararmo-nos. Até 2011 vamos ter à frente da Ordem dos Advogados uma pessoa mais interessada no show off do que na defesa da classe que representa.

As acusações que Marinho Pinto lançou vão ser apenas uma pequena parte das polémicas em que irá envolver a Ordem dos Advogados até ao final do seu mandato.

Ainda por cima, uma pessoa que está à frente de uma Ordem que representa milhares de profissionais não pode dar-se ao luxo de aproveitar o palco que tem para lançar acusações vagas e indeterminadas. Faz lembrar o Octávio Machado, o célebre treinador de futebol, com a não menos célebre frase "Vocês sabem do que eu estou a falar".

Foi exactamente isso que Marinho Pinto fez. Conseguiu tempo de antena na televisão graças ao cargo que ocupa, e foi lá dizer que os políticos são todos uns malandros e uns corruptos. No fundo, deu-se voz ao mais elementar senso comum.

Mas que fique registado que não estou a dizer que as acusações são falsas. A única coisa que acho é que em casos destes, a discrição deve ser a imagem de marca do denunciante. Porque se realmente os políticos forem corruptos, conseguem sempre corromper um bocadinho mais para sair de uma possível situação incómoda.

Aquilo que Marinho Pinto conseguiu com estas acusações foi espantar os peixes que poderiam estar prestes a morder no isco. Lá está, a sua ânsia de protagonismo impediu-o de fazer essas denúncias de forma fundamentada e secreta, perante as instituições competentes. Em vez disso, Marinho Pinto preferiu o sound byte fácil, de 30 e poucos segundos, para mostrar que é ele que sabe aquilo que se passa, embora nunca aponte nomes.

E isto pode virar-se contra ele. Basta que nunca se arranjem as provas necessárias para confirmar estas denúncias, o que não é de todo improvável.

Sem comentários: