quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Afinal é no deserto

Hoje é um dia histórico. Depois de meses e meses de estudo e ponderação, ficou decidido que o novo aeroporto de Lisboa se vai situar no deserto. Pelo menos, o sr. Sócrates sempre pode aproveitar para propagandear isto pelo Mundo, já que seremos o único país europeu a ter um aeroporto em pleno deserto.

Mas neste momento, importa saber se o novo aeroporto irá mesmo ficar em Alcochete. Não nos esqueçamos que a Ota também era um dado 100% seguro, e depois foi o que foi.

Pessoalmente, prefiro um aeroporto em Alcochete, embora defenda a manutenção da Portela, como trunfo turístico dada a sua proximidade ao centro de Lisboa. A Ota era uma asneira absoluta, era longe e já havia forte especulação imobiliária nessa zona.

Depois desta reviravolta, importa também falar acerca de Mário Lino, este grande entretainer que o Governo põe ao nosso dispor. Com aquele ar bonacheirão e a sua fala ligeiramente embrulhada, Lino disse com veemência que "jamais (ler jamé)" construiria um aeroporto no deserto que era a Margem Sul. Parece que aquela zona não tinha escolas, hospitais e gente. Para além disso, Lino afirmava ainda que era "mortal" construir um aeroporto num local de rotas migratórias de aves. No entanto, todas a sua autoridade (e a das "sumidades" que citou nessas declarações) foi posta em causa.

Obviamente que esta inversão por parte do Governo o deixa fragilizado aos olhos da opinião pública. No entanto, julgo que Sócrates não o demitirá, pelo menos por enquanto. Afinal, dá sempre jeito ter um "camelo" no Governo que faça as asneiras todas, para que depois o primeiro-ministro as corrija, para demonstrar aos portugueses todo o seu brilhantismo e bom senso.

Sem comentários: