quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Laicidade a todo o custo

Ouvi hoje de manhã que o Ministério da Educação de prepara para alterar o nome de todas as escolas que incluam “Santo” ou “Santa” no seu nome. Tudo isto em prol da laicidade do Estado e da não discriminação das outras religiões.

A meu ver, isto é absolutamente ridículo. Imagino que o liceu de São João do Estoril passará a chamar-se Liceu do João do Estoril, o que é simplesmente grotesco.
Medidas como esta fazem lembrar o estalinismo, onde se apagava a história, retirando os factos que não convinham ao regime Hoje em dia, pelos vistos, o Governo quer apagar a influência reconhecida da Igreja Católica em Portugal. Infelizmente para ele, as medidas que escolhe tomar são sempre tão ridículas que não há ninguém que os leve a sério.

O facto de haver Santos e Santas que dão o seu nome a escolas não é uma questão de privilégio da religião católica face a outras religiões. Se os Muçulmanos tivessem conseguido dominar o nosso país e tivessem tido a mesma influência do que a Igreja Católica, não me chocava que houvesse escolas com o nome dos profetas do Corão. É tudo uma questão de influência histórica e social.

No entanto, este Governo, com as suas tentativas de uniformizar tudo e mais alguma coisa, vem negar essa influência. E acaba por ser absurdo nas suas tentativas, porque ninguém acha que, por haver uma escola com um nome de um Santo, isso signifique que vivemos num Estado oficialmente católico.

Perante medidas como esta, justificava-se a existência, em Portugal de uma manifestação de católicos idêntica à que houve em Espanha, com milhões de pessoas nas ruas. Os católicos não podem deixar-se espezinhar face a medidas como esta. É necessário e urgente que se manifestem, para que a herança católica que distingue Portugal não seja esquecida graças às leis deste Estado socialista autoritário.

Sem comentários: