terça-feira, 15 de janeiro de 2008

A crise no BCP III

O BCP está a ser arrasado na praça pública e não há ninguém que diga nada. Nos últimos dias, em todos os jornais e telejornais ouvimos falar do BCP e da sua crise de liderança.

Um dos principais responsáveis por este arrastamento do banco para a lama é, ironicamente, Joe Berardo. E digo ironicamente porque Berardo, enquanto accionista, deveria querer que as suas acções se valorizassem, para poder ganhar mais uns trocos.
Mas não. Cada vez que ele fala, é sempre para atacar o banco e os seus responsáveis. É um verdadeiro catavento, que está sempre contra tudo e contra todos e que, com declarações de justiceiro, esmaga o banco em cada intervenção pública que faz. Sinceramente, não percebo esta estratégia...

Para além de Berardo, o Estado, ou melhor, o GOVERNO também tem culpas no cartório. Não há ninguém que ache que Armando Vara está na lista de Santos Ferreira por mérito próprio.

Julgo até que, se o Governo não se tivesse metido, Armando Vara nunca teria sido escolhido por nenhuma candidatura independente para integrar o Conselho de Administração do BCP. Pois bem, o problema é que a candidatura de Santos Ferreira e Vara não é independente. É até bem cor-de-rosa...e não é uma homenagem às cores do BCP.

Portanto o Governo, ao intrometer-se nesta escolha privada, conseguiu que se misturasse política com assuntos privados de empresas privadas. E isto contribuiu decisivamente para denegrir a (excelente) imagem que o BCP tinha na opinião pública.

Agora não sei onde é que isto irá parar. Hoje, Santos Ferreira será certamente eleito. Amanhã teremos o Governo a tomar conta do BCP. E depois disso, tudo é incerto...

Sem comentários: