terça-feira, 8 de janeiro de 2008

A crise no BCP II

Finalmente, alguém se chegou à frente na corrida à liderança do BCP. Em princípio, a lista de Miguel Cadilhe tem poucas hipóteses contra a lista do Governo, mas de qualquer forma, vale sempre a pena avançar, nem que seja para poder ter tempo de antena para dizer algumas verdades.

O mais chocante de tudo é que já houve muita gente a reclamar uma eventual intervenção do Governo na escolha de Santos Ferreira e o Governo veio sempre negar o que é óbvio.

Será rídiculo se Santos Ferreira ganhar a corrida ao BCP. Caso isso aconteça, quando nos referirmos ao "Banco do Estado", teremos depois de especificar se falamos da Caixa ou do BCP. Isto também é prejudicial para a CGD, que vai ter a concorrência de dois ex-administradores seus, que conhecem bem os pontos fortes e fracos deste banco.

No meio disto tudo, importa perguntar onde está Berardo? Por onde anda esse justiceiro, esse Sá Fernandes do meio bancário? A resposta é simples: está calado e a apoiar Santos Ferreira. Será que este silêncio é alguma contrapartida para a colecção Berardo continuar no CCB?
Se não for isto, terá de ser qualquer coisa parecida. Não acredito que Berardo goste de ver o Estado a tentar monopolizar o sector bancário. Não percebo como é que ele aceita que o Conselho de Administração do BCP contenha dois nomes indicados pelo Governo.

Um desses nomes (Armando Vara) tem escassa experiência em gestão (mas entrou directamente para o CA da Caixa...), pode ser considerado um recém-licenciado e já esteve metido em diversas embrulhadas com Fundações, entre outras (uma delas,que mete o Tribunal de Contas à mistura, foi recentemente publicada n' O Povo. Quanto a Santos Ferreira, pode ter um currículo muito bom, mas nada lhe vai valer, porque será sempre visto como o mandatário do Governo no BCP.

Espero que os accionistas ponderem bem se pretendem ou não que o Governo interfira no BCP. Se escolherem a lista de Santos Ferreira, há que dar os parabéns ao Governo, que ganha um banco sem uma OPA e sem gastar um cêntimo...

Sem comentários: