sexta-feira, 30 de maio de 2008

Tensão

Cavaco Silva contraria Jaime Silva e defende mais apoios aos pescadores

É impressão minha. ou esta crise dos combustíveis está a originar uma crise nas (alegadas) boas relações entre Cavaco e o Governo?

quinta-feira, 29 de maio de 2008

O debate de ontem

Gostei do debate de ontem na SIC. Apesar de o excesso de candidatos prejudicar uma discussão clara das opções de cada um (e de ser difícil fazer debates a dois, porque ninguém vai perder tempo a debater com Patinha Antão...), o debate de ontem deu para tirar algumas conclusões.

Em primeiro lugar, deu para ver o crescimento político de Pedro Passos Coelho. Se ao princípio, Passos Coelho poderia ser visto como um outsider, neste momento é visível que ele é, a par com Ferreira Leite, o candidato com maiores possibilidades de ganhar as eleições.

Em segundo lugar, há que falar de Santana Lopes. Há que falar dele, e do erro que ele cometeu ao candidatar-se à liderança do PSD. A sede de protagonismo foi, novamente, mais forte do que ele, forçando-o a avançar para uma batalha perdida à partida e para (mais) uma humilhação pública, com o consequente desgastamento de imagem.

É também importante falar de Manuela Ferreira Leite. Entrou para o debate como favorita, e saiu de lá ainda mais favorita. Apesar de não ter tido a melhor das prestações (confundiu-se, e foi "entalada" pela jornalista quando questionada acerca da matriz social-democrata), Ferreira Leite conseguiu impedir os restantes candidatos de diminuirem a vantagem que os separa dela. E a dois dias das eleições, é mais importante conseguir que os outros não se aproximem do que tentar que eles se afastem a todo o custo.

Por fim, como é hábito, Patinha Antão. Devo dizer que até gostei de algumas das propostas teóricas que lançou, bem como de algumas partes do seu discurso, que conseguiram ser coerentes e unificadoras. No entanto, ficou-lhe mal o uso do argumento de piedade ("Eu sou um simples homem da sociedade civil") e, sobretudo, ficou-lhe muito mal as constantes interrupções feitas enquanto os candidatos falavam. Os seus inúmeros "Hum" e "Peço desculpa mas isso não é verdade" não abonam a seu favor. Por momentos, quase parecia que estava no hemiciclo, só faltando os sempre úteis "Muito bem!", de cada vez que Santana Lopes falasse.

Agora aproximam-se as eleições. É certo que Ferreira Leite ganhará, embora Passos Coelho merecesse uma oportunidade de pôr em prática o tal discurso liberal que tem levado a cabo.

É a crise...

Lojas de penhores em Lisboa e Porto tiveram grande aumento de procura.

É caso para dizer: vão-se os anéis, ficam os dedos...

Já era tempo

Autoridade da Concorrência divulga a 3 de Junho conclusões da investigação à formação dos preços dos combustíveis.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Aleluia?

O título do post abaixo revela o meu/nosso alívio pela descida do petróleo. No entanto, parece-me cedo demais para grandes euforias. Se desceu hoje, é certo que amanhã o petróleo já vai subir.

O que é certo é que, se em vez de ter descido 9 dólares, o petróleo tivesse subido 9 dólares, amanhã teríamos mais uma subida dos combustíveis. E que tal descerem os preços, para variar?

Aleluia

Preço do petróleo cai quase nove dólares devido ao abrandamento do consumo.

Bem feito

Parece que a receita do IVA está a ser afectada pela diminuição da procura de combustíveis.

A mim, parece-me muito bem que isto aconteça. O Estado habituou-se a usar dois mercados para extorquir dinheiro aos consumidores: o do tabaco e o dos combustíveis.

Como são dois produtos que têm uma procura rígida, e de que muitas pessoas precisam, o Estado sempre se habituou a utilizar estes produtos como óptimas fontes de receitas ao longo dos anos. No caso do tabaco, as subidas de preço que derivam apenas de impostos ascendem aos 20% por ano.

Os combustíveis são, apesar de tudo, um mercado mais sensível, embora o Estado pratique a dupla tributação (IVA+ISP), e tenha uma golden-share no principal revendedor de combustível refinado (a Galp).

O problema é que tudo tem limites. E a paciência dos consumidores também tem limites. Chegou a altura onde o Estado tem de rever as suas prioridades, e pensar que os consumidores de combustíveis não têm de andar a pagar as asneiras do défice e outras megalomanias que se fizeram ao longo dos anos.

Os consumidores já estão a deixar de consumir. E o Estado? Quando é que baixa os impostos?

Gente rica...

A Câmara de Lisboa vai pedir 70 milhões de Euros para reabilitação urbana.

Não foi a Câmara de Lisboa que, há alguns meses, ia pedir um empréstimo de 460 milhões de Euros para pagar dívidas?

E agora? Vão endividar-se outra vez, afundando-se ainda mais num enorme buraco financeiro?

Leituras

Brilhante, o texto do Demokrata acerca da homossexualidade.

Para ler aqui.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Ele falou outra vez

O Presidente voltou a falar dos mercados de combustíveis. Finalmente, falou em especulação, que é a meu ver, o grande factor responsável pelos aumentos de preços, não só nos combustíveis, mas também nos alimentos.

O facto de Cavaco já se ter pronunciado duas vezes acerca deste assunto demonstra bem a gravidade da situação. Além disso, todos sabemos que Cavaco é comedido e cauteloso nas suas declarações. Portanto, para Cavaco falar de especulação, é porque sabe de alguma coisa concreta.

Agora falta ver se estas declarações produzem algum efeito. Continuamos à espera do estudo da Autoridade da Concorrência...e aposto que Cavaco também.

Dr. Jekyll e Mr. Hyde

Não conheço o Governador do Banco de Portugal. Também não sou psicólogo. Mas não é difícil diagnosticar-lhe esquizofrenia.

Vítor Constâncio é uma espécie de Dr. Jekyll e Mr. Hyde. Quando o Governo não é da sua área política, é uma pessoa pessimista e sombria, que discorda do Governo em (quase) tudo, e que acha que uma eventual luz ao fundo do túnel não passa de uma miragem. Nestes casos, Constâncio dramatiza, revê previsões em baixa, antecipa recessões...enfim, faz, como se costuma dizer, "a vida negra" a quem governa.

No entanto, tudo muda quando Constâncio gosta do Governo. Pode até dizer-se que tudo se transforma num autêntico "mar de rosas", ou não fosse Constâncio um reconhecido socialista. Quando isto acontece, o Governo está sempre correcto, as medidas são sempre as mais acertadas, e não há uma luz ao fundo do túnel...ou melhor, nem sequer há um túnel.

É esta disparidade de critérios que não pode existir num homem que, desde que Portugal passou para o Euro, não tem mais do que uma função reguladora. E a regulação devia ser exercida de forma imparcial.

E já agora, uma questão: o cargo de Constâncio será vitalício?

Aditamento feito a 27/5/2008, às 15:35:

Finalmente, houve alguém que se manifestou contra a parcialidade de Vítor Constâncio.

segunda-feira, 26 de maio de 2008

As declarações racistas de Richards

Aqui fica o vídeo das alegadas declarações racistas de Michael Richards, abaixo mencionadas.

Teimosia

Sócrates diz que ajuda quem mais precisa. Sendo assim, um congelamento do preço dos combustíveis, ou até uma redução do ISP não faz qualquer sentido. O que faz sentido é aumentar abonos de família e congelar passes sociais.

Mas será que Sócrates acha que a gasolina também pára de aumentar se ele congelar os passes? Será que ele acha que a OPEP se assusta com o aumento dos abonos de família e resolve aumentar a produção de petróleo?

Visualmente falando, é espectacular aumentar abonos de família. Depois, lê-se a lei, e conclui-se que afinal aquilo é só para uma camada ínfima da população, que recebe mais 5 euros por mês, ou coisa que o valha.

Já era tempo de o primeiro-ministro perceber que, neste momento, é essencial baixar os preços dos combustíveis. E a situação é de tal forma séria, que acredito que as pessoas preferem poupar directamente na gasolina que consomem, do que receber mais 5 euros em casa com o abono de família.

O special one está de volta

Mourinho assina hoje ou amanhã pelo Inter

Afinal, o que é o racismo?

Numa altura onde o racismo volta a ser falado (por exemplo, na África do Sul), lembro-me de Michael Richards.

Provavelmente o nome dele não sugere nada. Se eu disser que ele era o Kramer na série "Seinfeld", talvez já se lembrem dele.

Há um ano ou dois, Michael Richards actuava num clube, fazendo stand-up comedy, quando fez uma piada sobre pretos. Um preto na assistência mostrou-se indignado e avançou para Tribunal, para que Michael Richards fosse condenado por racismo.

Vagueando pela Internet, encontrei as declarações dele em Tribunal, feitas para sua defesa, e que contêm uma visão acerca do racismo de que eu partilho inteiramente.

«Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos,Americanos Árabes, etc. E depois há os apenas Americanos. Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância. Chamam-me 'White boy,''Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está tudo bem.

Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, CamelJockey, Beaner, Gook, or Chink, vocês chamam-me racista.
Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês, então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?

Vocês têm o United Negro College Fund, o Martin Luther King Day, o Black History Mont, o Cesar Chavez Day, o Yom Hashoah, o Ma'uled Al-Nabi.Vocês têm o NAACP.Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de Entretenimento para pretos).
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas. Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamariam-nos racistas. Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas. Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem coma sua vida para frente, éramos logo racistas.
Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce. Quem paga por isto?

Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de outra cor pode ser a Miss America. Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos,éramos logo chamados de racistas. Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.

Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos nossos direitos seríamos logo apelidados de racistas. Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos "Orgulho Branco", vocês chamam-nos racistas.

Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade, vocês chamam-no racista.

Eu tenho orgulho. Mas vocês chamam-me racista.Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?»

A estratégia

Manuela Ferreira Leite opõe-se à descida dos impostos sobre os combustíveis. Apesar de eu discordar da opinião da candidata à liderança do PSD, tenho de reconhecer que, do ponto de vista estratégico, a ideia de Manuela Ferreira Leite vale muito.

Ao ser contrária à descida de impostos sobre os combustíveis, Ferreira Leite mantém-se coerente com posições que tinha assumido anteriormente, acerca da descida do IVA. Além disso, para quem tem uma campanha baseada na credibilidade pessoal, uma manifestação favorável a uma descida de impostos poderia ser encarada como um resvalamento para o populismo, que é coisa que Ferreira Leite pretende evitar a todo o custo.

A meu ver, esta opinião de Ferreira Leite é daquelas que não ata nem desata. Por um lado, não se compromete a descer este imposto se for eleita primeira-ministra (e já é nisso que ela pensa). Por outro lado, não resvala para um eventual populismo desenfreado ao propor uma baixa de impostos.

Estrategicamente, a opinião é brilhante. No estado actual das coisas, a opinião não faz qualquer sentido.

domingo, 25 de maio de 2008

Incrível

Neste fim de semana saí de Lisboa rumo a Norte, para perto de Coimbra. Percorri cerca de 600 km. Gastei 96 Euros em gasolina para ir e voltar.

São despesas destas que fazem com que as ideias do "vá para fora cá dentro" estejam a ter cada vez menos sucesso.

E não valeria a pena?

E será que não valia a pena o Governo abdicar de uma parte dos lucros que tem tido com a subida dos combustíveis, reduzindo o ISP?

Manuel Pinho acha que não. Prefere esperar que sejam as empresas a cortar nas suas margens de lucro. O problema é que o Governo não pode ser encarado como uma empresa, e por vezes, há que reduzir lucros para manter a estabilidade social.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Férias

Mais um fim de semana comprido, e mais umas férias do Intromissões. Infelizmente, o blogue vai ficar parado durante estes dias, mas são estas as desvantagens de não ter colaboradores...

No entanto, se Alberto João Jardim se candidatar ao PSD ou se Sócrates se demitir, prometo que encurto a minha pausa, e que arranjo maneira de vir até aqui escrever umas coisas.

Caso contrário, bom fim de semana a todos e até segunda feira.

Braço de ferro

O presidente da Galp veio hoje dizer que o Governo é o responsável pelo aumento galopante dos preços dos combustíveis.

Segundo ele, o preço do petróleo determina apenas 1/3 do preço final do produto, sendo a maior parte desse preço definido através de impostos. Em parte, Ferreira de Oliveira está correcto. O Governo tem aproveitado o facto de a contestação se dirigir às empresas petrolíferas para se defender, e não assumir que quase 60% do preço de 1 litro de gasolina reverte inteirinha para os cofres do Estado.

Portanto, há aqui um braço de ferro entre a Galp e o Estado (o que não deixa de ser irónico, já que a Galp "pertence" ao Estado...). De um lado, temos o Estado a não querer reduzir a carga fiscal sobre os combustíveis. Do outro, temos a Galp, que não quer reduzir os seus lucros, para baixar um pouco do preço da gasolina.

Contudo, acho que houve um aspecto que escapou a Ferreira de Oliveira. Se a sua intenção era demonstrar que o preço do petróleo tem um impacto pouco significativo no preço final dos combustíveis, Ferreira de Oliveira esqueceu-se que o Estado já não aumenta o ISP há largos meses, enquanto que a gasolina e o gasóleo sobem todas as semanas.

Porque será?

terça-feira, 20 de maio de 2008

Fim da adopção para pedófilos

Nos últimos anos, tem-se falado mais de crimes cometidos contra crianças, sobretudo de pedofilia. O caso Casa Pia foi o mais mediático em Portugal, embora tenha havido muitos outros que, apesar de menos falados, marcaram e estragaram a vida de inúmeras crianças inocentes.

O nosso país prepara-se agora para rever alguns aspectos da lei da adopção, de forma a impedir que anteriores condenados por pedofilia venham a adoptar crianças. Não consigo perceber como é que num processo de adopção, caracterizado por ser moroso e burocrático, não se exige aos adoptantes a entrega da folha de registo criminal, para averiguar a existência de eventuais incompatibilidades entre os comportamentos passados e a adopção de crianças.

Mas é óbvio que esta revisão das exigências é benéfica. No entanto, tendo em conta a velocidade dos procedimentos de alterações legislativas, lá para 2010 esta lei deve estar aprovada e a vigorar. Antes disso, há prioridades, como o casamento e a adopção de crianças por parte de homossexuais.

Ele falou

O Presidente da República manifestou-se, finalmente, contra a escalada do preço dos combustíveis.

Já era tempo de Cavaco abandonar a sua tradicional neutralidade e levantar um pouco a voz contra as injustiças sofridas pelos consumidores num mercado dominado pela especulação e pela cartelização.

Com isto, espero que a Autoridade da Concorrência acelere o tal estudo (que já foi encomendado há duas semanas), e que confirme que todos os portugueses estão a ser roubados cada vez que abastecem o depósito dos seus veículos.

Afinal há propostas

Para os que acusam Manuela Ferreira Leite de usar a mera seriedade como imagem política, estão aqui algumas propostas lançadas pela candidata à liderança do PSD.

Concordo com todas elas, sobretudo com as que pretendem dividir as áreas da Saúde e Educação com os privados. Já é tempo de os governantes reconhecerem que, em muitos casos, o Estado presta serviços bem piores do que os privados.

No entanto, para que os privados possam entrar nestas áreas, e servir um universo razoável da população é, ironicamente, preciso que o Estado ajude as pessoas a ter dinheiro para usufruirem das actividades oferecidas pelos privados.

No fundo, tudo se baseia na cooperação entre Estado e privados. Se remarem ambos para o mesmo lado, terão muito a ganhar. Os privados ganharão clientes, o Estado reduzirá despesas.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Nova funcionalidade

Como podem verificar à vossa direita, este blogue ganhou uma nova funcionalidade. A partir de agora, os leitores podem controlar ao vivo a evolução dos preços dos combustíveis.

Além dos agradáveis efeitos informativos, esta nova funcionalidade permitirá confirmar que, no mercado português das gasolinas, a concorrência é praticamente inexistente entre Galp, Repsol e BP.

Um assunto a seguir com atenção, já aqui à direita.

Novamente a Birmânia

Já hoje falei aqui da Birmânia. Mas apetece-me escrever mais algumas linhas, porque estamos a assistir a algo inédito.

A Birmânia foi arrasada por um fortíssimo ciclone. A destruição é imensa, havendo sítios do País que estão totalmente submersos. De imediato (e como é habitual nestes casos), a comunidade internacional uniu-se e procurou ajudar a Birmânia, fechando momentaneamente os olhos a um regime opressivo e castrador das liberdades individuais.

E o que é que a Birmânia faz? Rejeita a ajuda, "faz-se cara", como se costuma dizer.

É esta atitude que eu não entendo. Como é que um país tão destruído pode ainda ser orgulhoso ao ponto de rejeitar a ajuda que lhes oferecem? De facto, é inacreditável.

Ao mesmo tempo, não entendo a atitude da comunidade internacional. Oferecem-se, organizam-se, juntam-se, para nada. Para serem rejeitados e verem os seus esforços serem ignorados. Quase que parece que é a comunidade internacional (e não a Birmânia), que sofreu um desastre natural e está a pedir ajuda.

Por fim, neste post cheio de dúvidas, uma certeza. Numa altura onde muitos não vêem (ou fingem não ver), a Igreja Católica tem tido um papel importantíssimo na escassa ajuda que já pôde ser dada à Birmânia. E acredito que, se realmente houver uma ajuda massiva à Birmânia, os créditos por essa negociação deverão também ser dados à Igreja, que tem mostrado nos últimos dias a razão porque é considerada uma das pedras basilares da diplomacia mundial (entre outros sectores).

A descoberta da pólvora

Manuel Pinho: aumento do preço dos combustíveis é "muito preocupante"

O ministro da Economia descobriu a pólvora. Mas não era nada mau se já se tivesse lembrado disto há uns tempos. Ou se já tivesse baixado o ISP, que engorda os cofres do Estado a cada subida do preço da gasolina.

E quem ajuda?

A Birmânia sofreu com o grave ciclone do conhecimento de todos. As organizações internacionais não conseguem lá entrar, visto que a Junta Militar rejeita qualquer tipo de ajuda.

Hoje mesmo, o representante português da AMI confirmou que os generais também recusaram a ajuda desta organização.

"Penso que a única forma de ajudar por agora seja através da Igreja Católica", comentou Fernando Nobre (o representante português da AMI).

É extraordinário que um país como este rejeite todas as ajudas possíveis e imaginárias, e só queira ser ajudado pela Igreja. Para quem defende o declínio da Igreja Católica, aqui está uma boa prova de que estão errados.

PS - A AMI é uma organização portuguesa, pelo que não faz sentido falar de um "representante portugues". Obrigado ao leitor Fernando Gouveia pela correcção.

Porque nem todas as eleições são "limpas"...

Indícios de irregularidades nas eleições do PSD .

A notícia do PÚBLICO acrescenta ainda que há 39 inscritos a residir em 5 moradas, sendo que existe um apartamento T1 onde vivem 11 pessoas.

Certamente não conhecem os apartamentos alugados por brasileiros. Para eles, 11 pessoas num T1 significa uma reunião intimista...

Corte nos subsídios

As regras da PAC vão mudar, e os agricultores irão sofrer na pele essas alterações. Os subsídios aos agricultores vão diminuir, fragilizando ainda mais o sector agrícola português.

Por enquanto, estas propostas estão apenas em discussão. Mas será que alguém acredita no poder negocial de Jaime Silva? (para quem não saiba - o que é natural -, Jaime Silva é ministro da Agricultura...desde 2005).

Dar e voltar a tirar

Depois das supostas vantagens para os consumidores com o final da taxa de aluguer de contadores, parece que as Câmaras Municipais já arranjaram uma nova taxa.

Às vezes, nem os buracos das ruas são tapados de forma tão rápida...

sexta-feira, 16 de maio de 2008

O Acordo sem consenso

O Acordo Ortográfico foi hoje aprovado na Assembleia da República. A partir de hoje, a língua portuguesa irá mudar para sempre e, como já manifestei aqui, vai mudar para pior.

Independentemente de acordos, ratificações, promulgações e outras trapalhadas, de uma coisa estou certo: o nosso património cultural sofreu um rude golpe, para se adaptar a uma pretensa modernidade que só existe na cabeça dos linguistas mais insensatos.

A petição contra o acordo continua a correr na Internet. Eu já assinei, e desafio todos os visitantes deste blogue a fazerem o mesmo.

Pela língua portuguesa, e por Portugal.

Previsões ou propaganda?

O crescimento económico vai abrandar. Isso já todos prevíamos, até mesmo aqueles que não são especializados em economia.

Ontem, o Governo reviu em baixa as previsões para este ano, prevendo um crescimento de apenas 1,5%, contra os 2,2% que anunciara antes. Hoje, foi o próprio governador do Banco de Portugal que confirmou a tendência de abrandamento económico.

A meu ver, estas previsões do Governo são tendenciosas. É certo que o PIB não vai crescer tanto este ano. Mas será que vai crescer apenas 1,5%? Ou será que o Governo anuncia este número como um número fictício, para depois se congratular e auto-promover com um crescimento de 1,7 ou 1,8%?

Vindo de quem vem, já nada me espanta...

quinta-feira, 15 de maio de 2008

No melhor pano...

Na corrida ao PSD, Pedro Passos Coelho parecia-me um dos candidatos mais sérios (a par de Manuela Ferreira Leite).

O seu discurso liberal, com propostas concretas de redução do papel do Estado agradava-me.

Mas, como se diz habitualmente, no melhor pano cai a nódoa. E Passos Coelho deixou cair uma grande nódoa num pano que, até agora, era quase imaculado.

A defesa do casamento dos homossexuais faz com que Passos Coelho abandone um estilo sério e comedido para passar a ir atrás dos lobbies. Talvez ele precisasse de deixar clara esta ideia para ganhar alguma simpatia junto do eleitorado.

Mas perdeu a compostura do discurso sério e elevado que vinha fazendo.

Somos cada vez menos...

Leio no PÚBLICO que, pela primeira vez em muitos anos, o número de mortes ultrapassou o número de nascimentos.

Estes números, além de confirmarem o envelhecimento da nossa população, demonstram sobretudo que em Portugal a natalidade é baixíssima.

Depois do atentado à natalidade que foi a legalização do aborto, é urgente começar a tomar medidas a favor da natalidade. Medidas concretas, em vez das habituais medidas simbólicas.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Depois da infracção...a multa

PSD e BE querem que José Sócrates seja multado por fumar em avião

Desculpas esfarrapadas

Agrada-me a confissão de Sócrates, assumindo que fumou no avião. Mas sejamos realistas: Sócrates só o fez porque se viu confrontado com provas irrefutáveis do seu acto, e porque não quis entrar num "bate boca" com o repórter do Público.

É de realçar ainda o facto de as desculpas do nosso "engenheiro" serem tipicamente portuguesas. Sócrates refugiou-se no desconhecimento da lei para justificar as passas a bordo. Que outro português desperdiçaria a resposta do "desconhecimento da lei"?

Mas Sócrates, pelo cargo que ocupa, não pode dar as mesmas desculpas esfarrapadas que qualquer um de nós daria. Alguém acredita que Sócrates não sabia que era proibido fumar a bordo de um avião? O mesmo Sócrates que fez aprovar uma lei anti-tabágica assassina das liberdades individuais dos fumadores?

Não me parece

Desculpas de mau fumador

Sócrates pede desculpa por ter fumado no voo para a Venezuela

O apoio da ilha

Como já se esperava, Alberto João ficou mesmo pela Madeira e apoia Santana Lopes.

Para ler no Público

Novo aumento...

Mais uma vez a gasolina aumentou. É urgente que a Autoridade da Concorrência acabe o tal estudo que foi pomposamente anunciado na Assembleia da República, mas que agora, perante esta nova subida, deve estar esquecido numa gaveta qualquer.

Esta situação é insustentável e tem de ser travada.

A marioneta do petróleo

«Sócrates, visivelmente cansado, permanecia calado ao seu lado, batendo palmas quando Chávez pedia aplausos para quem tinha acabado de firmar um acordo. Ou quando Chávez, o mestre de cerimónias, que chamava ministros e empresários e dava a assinar os documentos, explicava os procedimentos: "Estou a copiar o protocolo sandinista, de Daniel Ortega". Aí Sócrates não se conteve: "Presidente, estás haciendo muy bien!"»

É incrível aquilo que nós, os pobres, fazemos por uns barris de ouro negro...

Autobiografia


O Demokrata lançou-me o amável desafio de, em poucas palavras e com uma imagem, escrever uma autobiografia.

Como ele recorreu a um poema, vou aproveitar a deixa:
«Se depois de eu morrer, quiserem escrever a minha biografia,
Não há nada mais simples.
Tem só duas datas - a da minha nascença e a da minha morte.
Entre uma e outra todos os dias são meus.» (Fernando Pessoa/Alberto Caeiro)
Lanço este desafio aos seguintes colegas da blogosfera:

Ainda sobre as passas de Sócrates

Sócrates ia num avião e fumou. Não me interessa se fumou 1 cigarro, um maço inteiro ou se deu apenas uma passa. Sócrates fumou. Ponto final.

É inegável que Sócrates conhecia a lei, já que foi o seu Governo que a aprovou no meio de uma enorme polémica. Ainda que não a conhecesse, isso não era desculpa, visto que o desconhecimento da lei não é desculpa para o seu não cumprimento. E isso Sócrates tem obrigação de saber.

O que mais choca no meio de tudo isto é ter sido o próprio Sócrates a violar a lei. O homem inflexível, sem vícios e dependências, vê-se fechado num avião e tudo muda. Qual será a moralidade que Sócrates terá de hoje em diante para incentivar ao cumprimento da lei do Tabaco? Como é que ele vai poder pedir aos portugueses que respeitem uma lei que ele violou de forma flagrante?

No mínimo, Sócrates deveria assumir o erro e pedir desculpa. Não lhe ficava mal. Mas, obviamente, ele não o irá fazer, preferindo com certeza dizer que notícias como esta fazem parte de uma cabala do jornal PÚBLICO contra si, que já vem desde o tempo da suposta licenciatura na Universidade Independente.

É esta falta de carácter (misturada com uma dualidade de critérios) que faz com que eu não suporte Sócrates. Em certos momentos, Sócrates é o expoente máximo da defesa do cumprimento das leis. Quando lhe convém fura as leis e fica dependente de ervas embrulhadas em papel.

Sócrates violou a lei do Tabaco

Não há dúvidas. Sócrates violou mesmo a lei do tabaco. E não sou só eu que o digo. São alguns constitucionalistas, alguns até da mesma área política do nosso "engenheiro"

Para ler no PÚBLICO.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Afinal, em que ficamos?

TAP garante que nos voos fretados se pode fumar a pedido do cliente

Isto a propósito de Sócrates ter fumado na viagem para a Venezuela.

O que é estranho é esta reacção oficial chegar depois das seguintes declarações:

«João Raio, supervisor do voo TAP, contactado pelo PÚBLICO ainda durante o voo, começou por dizer que aquele era “um voo fretado” e que “às vezes” aquelas situaçõs aconteciam. Questionado pelo PÚBLICO se era ou não proibido disse não ter dúvidas que era. “Às vezes há estas situações de excepção”. Contou então como as coisas aconteceram. “Algumas horas depois de o voo ter partido o ministro Manuel Pinho foi fumar. Ninguém me tinha perguntado se se podia ou não fumar. Fui falar com o comandante que não gostou da situação, mas que disse para arrranjar uma zona para fumar, se não ainda acabariam a fumar no 'cockpit'”.»

Têm medo de quê?

O PS rejeitou hoje um requerimento do CDS-PP para ouvir no Parlamento o inspector-geral da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes, sobre a alegada "fixação de objectivos" quantificados aos inspectores.

Será outra boa ocasião para utilizar o direito potestativo de chamada de pessoas a depor nas Comissões da Assembleia da República.

Se tivesse sido George W Bush...

Parece que Obama cometeu uma gaffe num discurso de campanha. Para ele, os EUA têm 57 estados.

Esta informação foi obtida no blogue Demokratia, e a fonte original, também lá referida, pode ser consultada aqui.

É o tabaco, estúpido!

O primeiro-ministro, José Sócrates, o ministro da Economia e Inovação, Manuel Pinho, e vários membros do gabinete do chefe do Governo violaram a proibição de fumar no voo fretado da TAP que ligou Portugal e Venezula e que chegou às cinco horas da manhã de ontem a Caracas (hora de Lisboa, 23h30 na capital venezuelana). O assunto foi muito comentado durante o voo por membros da comitiva empresarial que acompanha Sócrates e causou incómodo a algum pessoal de bordo.

Venezuela

A Venezuela não é um país rico. A Venezuela está do outro lado do oceano e é governada por um pseudo-ditador. É muito provável que os direitos humanos não sejam respeitados na Venezuela. A liberdade é um direito muito restringido na Venezuela. A Venezuela negocia e dá apoio às FARC, que são uma força terrorista.

Sócrates vai à Venezuela. Irá condenar estes abusos de poder? Irá insurgir-se contra o facto de as FARC serem respeitadas pela Venezuela? Irá exigir um maior respeito pelos direitos humanos?

Não.

Por duas razões. Em primeiro lugar, a Venezuela está a nadar em petróleo, e é preciso arranjar alternativas aos países árabes. Mas será que a personalidade esquizofrénica de Chávez dá mais segurança do que a dos governantes dos países árabes? É importante não esquecer que Chávez, na Venezuela, quer, pode e (por enquanto) manda. Portanto, nada garante que Chávez não resolva, de um dia para o outro, fechar a torneira e deixar Portugal sem petróleo.

Por fim, é preciso não esquecer que, ideologicamente, Chávez é de Esquerda. Se Chávez fosse assumidamente de Direita, será que Sócrates ia à Venezuela? Será que a comunidade internacional mantinha o silêncio ensurdecedor que rodeia as medidas anti-democráticas de Chávez? Certamente que não. Fosse Chávez de Direita e a comunidade internacional condenaria em peso o seu Governo. Porque se a ditadura e os abusos aos direitos humanos partem da Esquerda, não há nada nem ninguém que os censure.

No fundo, Chávez é um sortudo. Tem petróleo para dar e vender, governa como quer porque é de esquerda e não tem de aturar a comunidade internacional.

E quando os médicos não aparecem ou deixam os doentes 4 e 5 horas à espera?

O Conselho Nacional de Ética e Deontologia Médicas (CNEDM) da Ordem dos Médicos (OM) propõe, entre outras medidas, na sua proposta de revisão do Código Deontológico da classe, que os médicos passem a cobrar até 20% por um acto médico, caso o doente não compareça à consulta e não avise.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

A ASAE funciona mesmo por objectivos

Afinal a ASAE funciona mesmo por objectivos. Paulo Portas tinha razão, e a divulgação deste documento foi extremamente pertinente.

Como sempre, o sr. Nunes, inspector-geral da ASAE, meteu os pés pelas mãos. Começou por negar a existência do documento, depois disse que o documento apenas existia na delegação do Norte, e há uns dias acabou por admitir o que já se sabia: a ASAE tem objectivos definidos, devendo prender multar e importunar um certo número de pessoas por ano.

O mais engraçado de tudo é que a ASAE é um órgão de polícia criminal, tal como a PJ, por exemplo. Será que a PJ também tem uma lista com objectivos para 2008? Será legítimo que um órgão de polícia criminal aja tendo por base um certo número de detenções e contra-ordenações, em vez de multar e deter, com bom senso, quando estiver na presença de uma real infracção?

Com tudo isto, ainda não percebo o que é que o sr. Nunes continua a fazer à frente da ASAE. Bem que podia seguir o exemplo do seu colega director da PJ e sair enquanto é tempo.

domingo, 11 de maio de 2008

Viva os direitos humanos!

Nos 27 países da UE é feito um aborto em cada 27 segundos, o que representa um milhão e duzentos mil abortos anuais, segundo um estudo sobre a evolução da família na Europa em 2008 e ontem apresentado no Parlamento Europeu em Estrasburgo. O documento foi elaborado pelo Instituto de Política Familiar (IPF), uma entidade civil internacional que se define como independente, não vinculada às administrações públicas, partidos ou organizações religiosas.

"Pacheco-pereirices"

É estranha a reacção de Pacheco Pereira à entrevista de Manuela Ferreira Leite à RTP 1. De uma pessoa como ele, seria de esperar que a sua análise se concentrasse na boa ou má transmissão de ideias por parte de Ferreira Leite.

Mas não. Pacheco Pereira preferiu discorrer acerca de rugas. E atenção que isto não tem nada que ver com rugas na roupa ou anúncios à "5 à sec". Pacheco Pereira ficou abespinhado por o realizador ter feito grandes planos de Ferreira Leite, que mostravam bem as rugas da sua cara, sendo que isso passa uma ideia de uma pessoa velha, cansada e ultrapassada.

Estes devaneios cinematográficos fazem-me pensar que JPP, se fosse realizador, seria para Manuela uma espécie de Leni Riefenstahl. Com uma atenção desmesurada com os pormenores, numa ânsia de transmissão de mensagens subliminares que proporcionem uma escolha inconsciente por parte dos eleitores.

Espero que JPP tenha visto a entrevista de Scolari na 5ª Feira. Eu vi, e os grandes planos foram tantos que quase consegui contar os pêlos do nariz do seleccionador nacional. Claro que, a manter-se a teoria de JPP, estes grandes planos pretenderiam colocar Domingos Paciência, um treinador mais jovem, à frente da nossa selecção...

O Tio Pátinhas

Provavelmente farto dos trocadilhos com o seu nome, o candidato à presidência do PSD Patinha Antão resolveu fazer um restyling ao seu nome.

A partir de agora, chamem-lhe Mário Pátinha Antão.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Pobres e mal agradecidos

Houve um ciclone horrível na Birmânia, onde é provável que tenham morrido muitos milhares de pessoas.

De imediato, a ONU e outras organizações ofereceram a sua ajuda. A ditadura da Birmânia aceita, mas ainda impõe condições, dificultando a entrada da ajuda.

Eu, se fosse a estas organizações, nem sequer lá ia.

Palmas para Geldof

Bob Geldof veio a Portugal dar uma conferência. O evento decorreu num hotel chique, onde cada convidado pagava bem para assistir ao discurso de Geldof.

Mas quem é Geldof? Para mim,é um músico. Com jeitinho, talvez possa ser considerado um defensor de causas. Mas acima de tudo é um músico.

Ora, Bob Geldof não veio cá falar de música, nem sequer deu um concerto. Veio falar de economia. Portanto, houve especialistas em economia que pagaram para ouvir um músico a falar de economia. Só por isso, Geldof já devia receber um prémio.

Palmas para ele.

Só em Portugal

"Ricardo Quaresma arriscava-se a uma pena de prisão até três anos e uma indemnização de 10 mil euros. A sentença foi reduzida porque houve factos não provados, o arguido não tinha antecedentes criminais e ainda porque o julgamento envolveu uma figura pública."

Mas isto é maravilhoso. Então o que será que Quaresma diz disto?

"Artigo 13.º(Princípio da igualdade)
1. Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual" (in Constituição da República Portuguesa).

Que país é este onde o facto de ser figura pública é um atenuante judicial? Por ser figura pública e ter um ordenado acima da média, deveria dar o exemplo e pagar aquilo que devia. Sem este atenuante.

Reflexões sobre o novo director da PJ

A PJ tem novo director. Desta vez, escolheram um investigador de carreira para liderar este órgão de polícia.

Será que é por pensarem que um investigador de carreira se vai preocupar apenas e só com a investigação, e não com as trapalhadas políticas que envolvem a PJ?

Será que o Governo acha que o novo director da PJ não se vai preocupar com questões da tutela?

A meu ver, se pensam assim, estã0o enganados. O novo director da PJ, tendo feito uma carreira de investigador criminal, irá tentar dotar a PJ de todos os meios que não teve ao seu dispor enquanto lhe competia investigar. Esta nomeação até pode ser acertada do ponto de vista pessoal. Mas do ponto de vista político é um erro.

O objectivo do Governo era calar a PJ com esta nomeação. Mas parece que vai começar um novo braço de ferro.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Onde está o estudo?

Na semana passada, no debate da Assembleia, alguns deputados questionaram o Primeiro-Ministro acerca do aumento escandaloso dos combustíveis.

No seu estilo, e com a arrogância a que já nos habituou, Sócrates disse que o Ministro da Economia tinha pedido, "com a maior urgência",que a Autoridade da Concorrência investigasse esta nova subida do preço.

E ficámos assim.

Passou uma semana. E a investigação? Onde está? Demora uma semana a investigar um assunto de grande urgência? Ou, mais uma vez, Sócrates limitou-se a atirar areia para os olhos da oposição?

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Somos auto-suficientes e não sabíamos...

Governo minimiza subida do preço dos alimentos e crise alimentar em Portugal.

Os jovens e a política

No seu discurso do 25 de Abril, Cavaco Silva mostrou-se preocupado com o alheamento dos jovens da política, o que contribuía para a degradação do próprio Estado.

Ninguém conhecia os resultados do estudo encomendado pelo Presidente, mas será que alguém ficou verdadeiramente surpreendido?

Eu não fiquei. E até acho perfeitamente natural que os jovens não se interessem por política. Porque os exemplos de quem está na política não encorajam os jovens a interessar-se por ela. Quase todos os dias se ouve e lê que os políticos são corruptos e mal intencionados. Será que os jovens se devem interessar por política com exemplos destes?

Além disso, e fazendo agora uma análise mais profunda, os jovens não se interessam por política porque ela dá trabalho. Para se fazer alguma coisa na política é preciso trabalhar, é preciso ler, é preciso estudar. E os jovens, pura e simplesmente, não estão para isso.

Mas o mais difícil de tudo, aquilo que mais afasta os jovens da política são as ideias. Deixem-me explicar. Hoje em dia, vivemos numa sociedade imediatista, facilitista e conformista. Nesta sociedade em que vivemos, é errado que uma pessoa pense por si, e que tenha ideias. As únicas ideias que esta sociedade permite são as ideias da moda.
E a política não está na moda. Por muito que isto desiluda o Bloco de Esquerda (que defende as causas de acordo com a moda), é inegável que as ideias políticas não estão na moda.
Para um jovem, não é "fixe" interessar-se por política. Ou melhor, para alguns jovens, até pode ser "fixe" interessar-se por política. Mas, e os amigos? O que irão eles dizer desse interesse pela política?

No fundo, o estudo do Presidente apenas lançou o debate. Porque já todos nós sabíamos que os jovens e a política estão de costas voltadas.

A culpa da PJ

Sábado passado, fez um ano que desapareceu Madeleine McCann, no Algarve. Mais uma vez, todos os jornalistas rumaram à célebre Praia da Luz, numa romaria informativa que, estou certo, se irá repetir durante alguns anos.

Em toda esta história, há um facto inegável: no caso Madeleine, todos falharam. Sejam portugueses,ingleses ou espanhóis, todos aqueles que tentaram resolver o caso têm falhado redondamente.

O grande problema é que há certas coisas onde não se pode falhar. E o desaparecimento de uma criança é uma dessas coisas. E quando se falha neste tipo de investigações, tem de se tirar consequências disso.

Não podemos fingir que nada aconteceu, e minimizar um eventual insucesso desta investigação, tal como o PGR fez ontem. Ainda por cima, utilizou uma desculpa digna de um miúdo de 10 anos. O facto de, no estrangeiro, haver muitas crianças a desaparecer sem que sejam encontradas não pode fazer com que a PJ se sinta menos culpada por não ter encontrado Maddie.

A pessoa mais culpada de todas é, sem dúvida, aquela que tirou Maddie aos pais. Mas, e tendo já passado um ano, os especialistas em investigação criminal também são culpados por não a conseguirem encontrar.

Comida com pozinhos...

Banco Alimentar recebe comida apreendida pela PJ

Eu fico

Não, não me estou a candidatar à Câmara de Lisboa. Estou apenas a dizer que fico por aqui...