segunda-feira, 26 de maio de 2008

Afinal, o que é o racismo?

Numa altura onde o racismo volta a ser falado (por exemplo, na África do Sul), lembro-me de Michael Richards.

Provavelmente o nome dele não sugere nada. Se eu disser que ele era o Kramer na série "Seinfeld", talvez já se lembrem dele.

Há um ano ou dois, Michael Richards actuava num clube, fazendo stand-up comedy, quando fez uma piada sobre pretos. Um preto na assistência mostrou-se indignado e avançou para Tribunal, para que Michael Richards fosse condenado por racismo.

Vagueando pela Internet, encontrei as declarações dele em Tribunal, feitas para sua defesa, e que contêm uma visão acerca do racismo de que eu partilho inteiramente.

«Existem Afro-Americanos, Americanos Hispânicos, Americanos Asiáticos,Americanos Árabes, etc. E depois há os apenas Americanos. Vocês passam por mim na rua e mostram arrogância. Chamam-me 'White boy,''Cracker,' 'Honkey,' 'Whitey,' 'Caveman' ...e está tudo bem.

Mas quando eu vos chamo Nigger, Kike, Towel head, Sand-nigger, CamelJockey, Beaner, Gook, or Chink, vocês chamam-me racista.
Quando vocês dizem que os Brancos cometem muita violência contra vocês, então porque razão os ghettos são os sítios mais perigosos para se viver?

Vocês têm o United Negro College Fund, o Martin Luther King Day, o Black History Mont, o Cesar Chavez Day, o Yom Hashoah, o Ma'uled Al-Nabi.Vocês têm o NAACP.Vocês têm o BET [Black Entertainment Television] (tradução: Televisão de Entretenimento para pretos).
Se nós tivéssemos o WET [White Entertainment Television] seriamos racistas. Se nós tivéssemos o Dia do Orgulho Branco, vocês chamariam-nos racistas. Se tivéssemos o mês da História Branca, éramos logo racistas. Se tivéssemos alguma organização para ajudar apenas Brancos a andarem coma sua vida para frente, éramos logo racistas.
Existem actualmente a Hispanic Chamber of Commerce, a Black Chamber of Commerce e nós apenas temos a Chamber of Commerce. Quem paga por isto?

Uma mulher Branca não pode ser a Miss Black American, mas qualquer mulher de outra cor pode ser a Miss America. Se nós tivéssemos bolsas direccionadas apenas para estudantes Brancos,éramos logo chamados de racistas. Existem por todos os EUA cerca de 60 colégios para Negros. Se nós tivéssemos colégios para Brancos seria considerado um colégio racista.

Os pretos têm marchas pela sua raça e pelos seus direitos civis, como a Million Man March. Se nós fizéssemos uma marcha pela nossa Raça e pelos nossos direitos seríamos logo apelidados de racistas. Vocês têm orgulho em ser pretos, castanhos, amarelos ou laranja, e não têm medo de o demonstrar publicamente. Mas se nós dissermos que temos "Orgulho Branco", vocês chamam-nos racistas.

Vocês roubam-nos, fazem-nos carjack, disparam sobre nós. Mas, quando um oficial da policia Branco dispara contra um preto de um gang ou pára um traficante de droga preto que era um fora-da-lei e um perigo para a sociedade, vocês chamam-no racista.

Eu tenho orgulho. Mas vocês chamam-me racista.Porque razão só os Brancos podem ser chamados de racistas?»

2 comentários:

Demokrata disse...

Muito bem, é isso mesmo. Também eu já estou farto que me chamem de racista só porque sou branco. E também eu já estou farto de ter que mudar os meus hábitos e linguagem para não ferir susceptibilidades – por exemplo: ter que dizer negro em vez de preto, pois a mim chamam-me de branco.

Um abraço.

PR disse...

Obrigado pelo seu comentário, caro Demokrata.
Realmente, é tempo de se chamar as coisas pelos nomes. O facto de eu dizer que alguém é preto, não significa que, implicitamente, eu esteja a depreciar essa pessoa.
A grande incoerência das pessoas que falam em brancos e negros é perguntar-lhes se quando compram um carro, escolhem a cor preta ou negra...

Abraço