quarta-feira, 21 de maio de 2008

Braço de ferro

O presidente da Galp veio hoje dizer que o Governo é o responsável pelo aumento galopante dos preços dos combustíveis.

Segundo ele, o preço do petróleo determina apenas 1/3 do preço final do produto, sendo a maior parte desse preço definido através de impostos. Em parte, Ferreira de Oliveira está correcto. O Governo tem aproveitado o facto de a contestação se dirigir às empresas petrolíferas para se defender, e não assumir que quase 60% do preço de 1 litro de gasolina reverte inteirinha para os cofres do Estado.

Portanto, há aqui um braço de ferro entre a Galp e o Estado (o que não deixa de ser irónico, já que a Galp "pertence" ao Estado...). De um lado, temos o Estado a não querer reduzir a carga fiscal sobre os combustíveis. Do outro, temos a Galp, que não quer reduzir os seus lucros, para baixar um pouco do preço da gasolina.

Contudo, acho que houve um aspecto que escapou a Ferreira de Oliveira. Se a sua intenção era demonstrar que o preço do petróleo tem um impacto pouco significativo no preço final dos combustíveis, Ferreira de Oliveira esqueceu-se que o Estado já não aumenta o ISP há largos meses, enquanto que a gasolina e o gasóleo sobem todas as semanas.

Porque será?

Sem comentários: