quinta-feira, 29 de maio de 2008

O debate de ontem

Gostei do debate de ontem na SIC. Apesar de o excesso de candidatos prejudicar uma discussão clara das opções de cada um (e de ser difícil fazer debates a dois, porque ninguém vai perder tempo a debater com Patinha Antão...), o debate de ontem deu para tirar algumas conclusões.

Em primeiro lugar, deu para ver o crescimento político de Pedro Passos Coelho. Se ao princípio, Passos Coelho poderia ser visto como um outsider, neste momento é visível que ele é, a par com Ferreira Leite, o candidato com maiores possibilidades de ganhar as eleições.

Em segundo lugar, há que falar de Santana Lopes. Há que falar dele, e do erro que ele cometeu ao candidatar-se à liderança do PSD. A sede de protagonismo foi, novamente, mais forte do que ele, forçando-o a avançar para uma batalha perdida à partida e para (mais) uma humilhação pública, com o consequente desgastamento de imagem.

É também importante falar de Manuela Ferreira Leite. Entrou para o debate como favorita, e saiu de lá ainda mais favorita. Apesar de não ter tido a melhor das prestações (confundiu-se, e foi "entalada" pela jornalista quando questionada acerca da matriz social-democrata), Ferreira Leite conseguiu impedir os restantes candidatos de diminuirem a vantagem que os separa dela. E a dois dias das eleições, é mais importante conseguir que os outros não se aproximem do que tentar que eles se afastem a todo o custo.

Por fim, como é hábito, Patinha Antão. Devo dizer que até gostei de algumas das propostas teóricas que lançou, bem como de algumas partes do seu discurso, que conseguiram ser coerentes e unificadoras. No entanto, ficou-lhe mal o uso do argumento de piedade ("Eu sou um simples homem da sociedade civil") e, sobretudo, ficou-lhe muito mal as constantes interrupções feitas enquanto os candidatos falavam. Os seus inúmeros "Hum" e "Peço desculpa mas isso não é verdade" não abonam a seu favor. Por momentos, quase parecia que estava no hemiciclo, só faltando os sempre úteis "Muito bem!", de cada vez que Santana Lopes falasse.

Agora aproximam-se as eleições. É certo que Ferreira Leite ganhará, embora Passos Coelho merecesse uma oportunidade de pôr em prática o tal discurso liberal que tem levado a cabo.

Sem comentários: