quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A Petição contra a ASAE

Li hoje que está a circular na Internet uma petição contra a ASAE. Penso que os excessos cometidos por esta entidade já esgotaram a paciência das pessoas, o que leva a medidas destas. No entanto, por enquanto, estas reacções são suaves. Se a ASAE continuar com a sua cruzada cega contra a sujidade e a gordura, é provável que assistamos a uma crise de consequências bastante graves.

A ASAE é, por lei, uma autoridade de polícia criminal. Só esta qualificação jurídica é sintomática...colocam a ASAE ao mesmo nível da PJ, PSP e GNR. Portanto, em termos teóricos, são disponibilizados meios idênticos para investigar um homicídio e para inspeccionar um restaurante.

E isto representa, na minha opinião, uma inversão total das prioridades do Estado. E até nem é difícil perceber porque é que isto ocorre...é simples: o Estado não tem mais nada que fazer. Chegámos a uma altura onde a nossa sociedade já está legislada até ao tutano. E, chegando a este ponto, o que é que se deve fazer? Legislar ainda mais, sobretudo acerca de coisas ridículas.
Obviamente que não defendo que o ideal seria uma anarquia. Mas penso que seria aconselhável um aviso parecido com aquele das bebidas alcoólicas: "Seja responsável. Legisle com moderação".

Voltando agora à ASAE, devo dizer que nunca percebi o porquê da existência de uma entidade que tem fins manifestamente persecutórios.
O grande problema é que o Estado vê os seus cidadãos, não como pessoas inteligentes e responsáveis, mas sim como um bando de atrasados mentais, que precisa de um tutor permanente - o Estado - , para lhes dizer onde, quando e como consumir os produtos que pretendam comprar.

E é isto que é inadmissível.
No meu caso, não preciso que a ASAE feche um restaurante por ele não ter casa de banho aberta ao público. O facto de o restaurante ter ou não uma casa de banho não influencia minimamente a minha escolha. É irrelevante.
Mas para a ASAE, não. Para se ter um restaurante aberto, o cliente tem de poder urinar e defecar no próprio local. E será isto o correcto? Será correcto tirarem dinheiro que lhes foi dado pelos nossos impostos para criar uma entidade que feche um restaurante para zelar pelas eventuais necessidades fisiológicas dos clientes? Não me parece.

Por enquanto, a tal petição na Internet apenas demonstra uma insatisfação tímida. Mas espero que as pessoas se apercebam rapidamente que o Governo e respectivas entidades não podem continuar a tratar os cidadãos como gado.

P.S- Aqui vai o link para quem queira assinar a petição: http://www.petitiononline.com/naoasae/

Sem comentários: