quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Insegurança

Ultimamente, o tema da segurança (ou a falta dela..) tem estado na ordem do dia.
Desde há algumas semanas que temos ouvido falar de vários homicídios, sobretudo na noite do Porto.

Aquilo que me faz confusão é o facto de o Governo não admitir que há máfias organizadas nestes negócios da noite. Ao não admitir isto, o Governo não pode dotar as polícias de meios capazes de por termo a esta onda de insegurança.
Costuma dizer-se que o pior cego é aquele que não quer ver. E há certas pessoas que têm sido cegas ao não desconfiarem das pessoas envolvidas neste tipo de negócios. Para mim, é muito estranho que um porteiro de discoteca tenha um Porsche, por exemplo. Será que o facto de ser porteiro lhe dá dinheiro suficiente para ter um carro daqueles? Ou será que, para além do trabalho como porteiro de discoteca, ele também faz uns biscates por fora?
Normalmente é isto que acontece. Os empresários da noite e os próprios porteiros estão muitas vezes envolvidos em negócios que, tal como a noite, são escuros. Sobretudo tráfico de droga, armas e pessoas.
Contudo, por vezes usam meios mais refinados, ou mais intimidantes. E aqui refiro-me ao crime de extorsão, ou seja, muitas vezes, estes porteiros de discoteca, deslocam-se a novos espaços nocturnos, onde oferecem "protecção" aos donos, à boa maneira da Máfia.

E é inadmissível que isto aconteça. Se eu, que sou um cidadão comum, sei que isto se passa, como é que o Ministério da Administração Interna, o Ministério Público e a PJ não sabem?
É urgente que alguém tome medidas neste campo. O mundo da noite tem tanto de divertido como de perigoso. E é preciso travar esta onda de violência antes que as pessoas decidam ficar fechadas em casa, por terem medo de sair à noite.

Sem comentários: