domingo, 20 de abril de 2008

Os dois milhões para Tiago Monteiro

Nos últimos dias, têm surgido algumas notícias dizendo que o Estado apoiou o piloto Tiago Monteiro com 2 milhões de Euros, para que ele pudesse competir na Fórmula 1.

Contudo, não vejo qual o motivo para tanto alarido. A Fórmula 1 é um mercado global, que chega a todo o Mundo, onde cada corrida é vista por mais de 300 milhões de pessoas. Ainda que o Tiago Monteiro não estivesse numa equipa competitiva, estava lá, dentro desse mercado, dava entrevistas, promovia o nome de Portugal e fazia, segundo li hoje no DN, algumas acções promocionais para divulgar o nosso país.

Ora, por tudo isto, é inconcebível que se venha dizer que é um escândalo o Estado ter apoiado o Tiago Monteiro com 2 milhões de Euros.

Para mim, é muito mais escandaloso o Estado dar inúmeros subsídios a certas companhias de teatro que fazem peças absurdas e cuja audiência raramente ultrapassa as 5 pessoas por exibição. Para mim, é muito mais escandaloso ver o Estado subsidiar construções megalómanas de estádios de futebol, de clubes que hojeestão na 2ª Divisão e que não têm mais de 100 pessoas por jogo.

Isso sim, é dinheiro mal gasto.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não poderia estar mais de acordo. O nome de Portugal precisa de ser promovido, por Cristianos Ronaldos, Tiagos Monteiros, José Mourinhos, Professores Necas e por alguns outros ilustríssimos lusitanos. Ninguém conhece Portugal, Vasco da Gama nunca chegou à Índia, Camões é um tolha imigrado em França e isso de termos descoberto o Brasil é o argumento de um filme de ficção científica Bollywoodesco. Por que se conhece o Brasil? Porque tiveram um Ayrton Senna e um Nelson Piquet. Qual a razão da Inglaterra ser uma grande potência? Meu amigo, teve o Nigel Mansell. E por que ninguém conhece a Rússia? Meu caro, o Kasparov não sabia distinguir uma regueifa de um volante. Por que ninguém visita a Jamaica? O Bob Marley preferiu as cordas da guitarra ao cabo do acelerador, nem mais. É com pensamentos desses, como os teus, que Portugal, para o ano, por esta altura, será um membro do G8. Bem hajam

PR disse...

Caro anónimo:
Foi com agrado que li o seu comentário, e ainda com mais agrado que registei a ironia por si utilizada. No entanto, lamento dizer-lhe que está um pouco preso ao passado. Acha que hoje em dia Portugal podia fazer a sua divulgação internacional com figuras históricas? Realmente deveria sair mais barato, porque elas já estão todas mortas e, pelo menos, não lhes tínhamos de pagar. Mas acha que seria eficaz?
Por outro lado, tem também de me explicar onde é que arranja um mercado, à escala global, com mais de 300 milhões de pessoas que de duas em duas semanas dediquem 2 horas do seu tempo a ver um país ser promovido pelas figuras que enunciou. Seria facílimo colocar 300 milhões de pessoas a ouvir poemas de vários autores do mundo, entre os quais o nosso Camões. Ou colocar o mesmo número de pessoas a ver um documentário sobre grandes descobridores onde se falasse de Vasco da Gama.
Repare que eu não estou a desvalorizar as figuras históricas que temos. Até gosto delas. Mas não podemos misturar alhos com bugalhos e dizer que essas figuras promoveriam melhor o nosso país do que um piloto inserido numa competição desportiva seguida atentamente em todo o Mundo.
Não querer perceber isto, meu caro anónimo, é (perdoe-me a frontalidade) não saber nada de publicidade e de promoção turística.