domingo, 27 de abril de 2008

A ASAE funciona por objectivos

No outro dia, o Público noticiava que a ASAE funcionava por objectivos. Quanto à discriminação destes objectivos, ela pode ser vista aqui, bastando apenas dizer que cada inspector deve levantar um certo número de autos e instaurar certo número de processos de contra ordenação por ano.

Isto é fantástico. A partir deste momento, já não se punem as ilegalidades. Pune-se tudo e mais alguma coisa para atingir os objectivos. Independentemente de ser ou não legal, o que interessa é multar, levantar autos e instaurar processos de contra-ordenação.

A partir de agora, a fiscalização da tão propalada segurança alimentar e económica está deixada ao livre arbítrio dos inspectores. Até se atingir os objectivos multa-se a torto e a direito, com (ainda mais) cegueira e falta de objectividade.

A minha pergunta é: e depois de atingidos esses objectivos? Mudam os critérios das inspecções? Suaviza-se a pretensa autoridade dos inspectores? Ou o Sr. Nunes vai fazer uma campanha de incentivos, oferecendo bónus remuneratórios, viagens e eleição como inspector do mês?

Realmente, esta iniciativa so demonstra o perigo que é pôr muito poder nas mãos dos loucos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já chega de asae.. há que tomar medidas.