terça-feira, 22 de abril de 2008

O Prós e Contras sobre o PSD

O Prós e Contras de ontem debruçou-se (finalmente) sobre um tema interessante. Já estávamos todos fartos dos professores e da ministra, portanto foi óptimo ver a RTP a dedicar algum tempo à oposição, sem convidar um ministro para uma espécie de tribuna de honra.

No entanto, aquele programa podia render muito mais sem aquela apresentadora. Intelectualmente falando, o programa podia ser bem mais estimulante. A apresentadora tem o grave problema de não se saber limitar ao seu papel. Em última análise, ela está lá para moderar o debate, colocar perguntas e fazer com que a palavra passe por todos os convidados.
Não está lá para opinar e deixar uma marca de sabedoria pessoal, porque ninguém quer saber o que ela pensa. Os espectadores pretendem apenas que ela conduza o debate.

Quanto ao programa propriamente dito, gostei do tema, embora não tenha apreciado o painel de convidados. Sobretudo os pseudo-convidados, que ficam sentados e que de repente se levantam para dar a sua opinião. Os dois politólogos que lá estavam debitavam pensamentos absolutamente incompreensíveis, de uma forma desgarrada, apenas e só para mostrar conhecimentos.

Além disso, por uma vez na vida, sentiu-se a falta de Luís Filipe Menezes, que poderia ter ali uma oportunidade de esclarecer os motivos da sua demissão e de revelar se irá ou não ser candidato.

Sem comentários: