segunda-feira, 21 de abril de 2008

O avanço de Ferreira Leite

A corrida à liderança do PSD está ao rubro. A cada dia surge um candidato novo.

O último candidato (ou a última candidata) a surgir foi Manuela Ferreira Leite. É incontestavelmente o nome de peso nestas eleições do PSD. E é bastante provável que ganhe as eleições e seja líder do maior partido da oposição.

Contudo, tem um problema. O facto de não ser deputada afasta-a do círculo mediático da política e, mais importante do que isso, do cara a cara com Sócrates a cada 15 dias. Esta falta de assento parlamentar pode ser um grande entrave para um líder na oposição (Menezes e Ribeiro e Castro que o digam).

Além disso, resta ainda ver como é que Ferreira Leite se irá aguentar no combate político com Sócrates, sobretudo com as faltas de respeito e os laivos de arrogância que caracterizam o primeiro-ministro. Até pode ser que Ferreira Leite, sendo mulher, consiga suavizar um pouco a rudeza de Sócrates, para que ele se mostre mais bem educado com a oposição.

Por outro lado, Manuela Ferreira Leite tem a vantagem de conhecer muito bem a economia e as contas públicas do nosso País. E é certo que a economia vai desempenhar um papel fundamental na campanha eleitoral, com algumas descidas de impostos nos meses antes das eleições. Portanto, Manuela Ferreira Leite tem de se fazer ouvir nesta área, tentando forçar o Governo a admitir, de uma vez por todas, o carácter eleitoralista das descidas dos impostos.

Mas não sei se Manuela Ferreira Leite é a pessoa certa para ganhar a Sócrates em 2009. Tem com certeza maiores hipóteses do que Menezes, e é quase certo que, com Ferreira Leite, será muito difícil que o PS obtenha nova maioria absoluta em 2009.

Agora, há que dar tempo ao tempo.

Sem comentários: