quarta-feira, 23 de abril de 2008

Ele anda por aí. Mas esperemos que não avance.

O DN de hoje deixa em aberto um eventual avanço de Pedro Santana Lopes para a liderança do PSD, depois de Menezes já ter afirmado que não se vai candidatar.

Santana Lopes pode ter muitos defeitos. Mas é, inegavelmente, um homem inteligente. Sendo assim, não percebo sequer porque é que ele equaciona uma candidatura.
Santana Lopes, pela má imprensa que tem desde que foi Primeiro-Ministro, tem de deixar arrefecer a sua imagem. Não o fez quando aceitou ser líder parlamentar na liderança de Menezes, e cometerá o mesmo erro se agora decidir avançar para a liderança do PSD.

Além disso, Santana, se concorrer, fá-lo contra Manuela Ferreira Leite, que é uma pessoa que gera muitos mais consensos dentro e fora do PSD do que Santana. E neste momento, o PSD precisa de união, porque é pouco provável que ganhe as eleições em 2009, mas é provável que, com essa união, retire a maioria absoluta a Sócrates, ganhando uma margem de manobra bastante grande na próxima legislatura.

Pode até ser que um dia mais tarde Santana Lopes volte a ser presidente do PSD. Mas agora, claramente, não é o momento certo.

Sem comentários: