terça-feira, 8 de abril de 2008

O etanol como causa de fome

Nos próximos tempos, iremos enfrentar uma grave crise alimentar, com a subida generalizada dos preços dos alimentos básicos nos mercados internacionais.

O preço do trigo cresce a olhos vistos. Logo, o preço do pão sobe, juntamente com os preços de todos os outros produtos feitos a partir do trigo.
Além do trigo, também há o milho. Como é dito, e bem no blog Atlântico, o milho é uma das bases para a produção de etanol, um combustível não poluente. O problema é que para encher um depósito com etanol, utiliza-se uma quantidade de milho necessária para alimentar uma pessoa durante um ano.

E é isto que é chocante. Para os defensores do etanol, é indiferente que uma pessoa morra à fome. O que interessa realmente é que vivamos num ambiente limpo e sem substâncias poluentes.

No fundo, é este o grande problema de todos os ambientalistas: o seu fundamentalismo. Preferem a vida das plantas à vida dos homens. Para eles, é preferível consumir o milho que alimentaria uma pessoa durante um ano do que poluir o ambiente.

A estes ambientalistas falta-lhes equilíbrio e bom senso. Obviamente que há esforços que todos podemos fazer para preservar o ambiente. Mas é inadmissível que esses esforços preservem o ambiente à custa daqueles que dele usufruem: os humanos.

Sem comentários: