quarta-feira, 12 de março de 2008

Que futuro para o PSD?

Apesar de muitos não se terem apercebido, o PSD atravessa uma das maiores crises da sua história.

O grande problema do PSD é que neste momento não tem uma liderança credível. Santana Lopes não tem feitio para ser "apenas" líder parlamentar, e Menezes não consegue convencer os militantes e os portugueses em geral.

No fundo, o PSD vive agarrado ao passado, com Santana, mas tem à sua frente um futuro pouco auspicioso, graças à liderança inconstante e atabalhoada de Menezes.

Apesar de não votar no PSD, considero que é urgente que este partido ganhe credibilidade.

Afinal, só o PSD pode derrotar ou retirar a mais que provável maioria absoluta a Sócrates. Contudo, duvido que Menezes seja o homem certo para esta tarefa. Já foi eleito há tempo suficiente, já lhe foi dado o benefício da dúvida, mas é preciso acabar com este folclore e dar ao PSD uma liderança forte e capaz.

E, mais que tudo, é urgente que isto aconteça agora. Já. Os militantes devem ser ouvidos e deve eleger-se uma nova direcção tão rápido quanto possível. No entanto, é também necessário que as figuras respeitadas dentro do partido arrisquem a sua posição e se cheguem à frente. Porque criticar é extremamente fácil para quem está de fora.

Só assim o PSD (re)encontrará o seu caminho, retomando o seu lugar como grande força da oposição à maioria socialista.

Sem comentários: