segunda-feira, 3 de março de 2008

De novo a insegurança

Já há uns meses atrás se tinha falado de insegurança. Agora, com 6 homicídios em menos de uma semana, a questão da insegurança volta a estar na berlinda.

No entanto. não posso deixar de discordar das pessoas que acham que não existe qualquer clima de insegurança porque, segundo as estatísticas, as coisas não são assim tão más. A estatística não é uma ciência absolutamente exacta.

Vejam este breve exemplo: pegamos em duas pessoas, sendo que uma delas está a morrer de fome e outra é saudável. Damos-lhes 2 frangos, que são comidos pela pessoa saudável. Ao analisar isto, a estatística irá dizer que, em média, cada um comeu um frango. Mas a pessoa que tinha fome não comeu nada...

Portanto, julgo que este exemplo elucida bem que a estatística, por vezes, engana bastante. O facto de ter havido 6 homicídios numa só semana no mesmo concelho, dá que pensar. E é urgente que se tomem medidas preventivas e dissuasoras dessas atitudes. É óbvio que não podemos ter um polícia a acompanhar permanentemente cada um de nós (nem isso seria defensável), mas é urgente que a polícia se mostre aos criminosos, fazendo-lhes ver que ela está lá, pronta a actuar se necessário.

Esta onda de homicídios tem de ser contrariada com medidas concretas e visíveis, e não com leis, intenções e reuniões.

Sem comentários: