segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O precedente certo...mas errado

A Ministra da Educação está, indubitavelmente, debaixo de fogo. Desde estudantes e professores, comentadores e jornalistas, todos têm caído em cima da Ministra com este novo caso da avaliação dos professores.

Hoje mesmo, a Ministra veio tentar suavizar a contestação dos estudantes, modificando o Estatuto do Aluno que, incompreensivelmente, continha uma norma que previa que um aluno que faltasse por um motivo justificado, seria submetido a um exame onde, caso chumbasse, chumbaria também o ano.

A intenção da Ministra (tentar demonstrar compreensão e bondade para com os estudantes) é louvável, mas neste momento, não será isso que irá acabar com a guerra.

Isto porque os estudantes já não contestam para defender os seus direitos. Neste momento, os estudantes boicotam aulas e manifestam-se por solidariedade para com os professores. E, neste aspecto, há que tirar o chapéu aos professores, que estiveram brilhantes estrategicamente ao conseguirem atrair os estudantes para a sua luta, desgastando ainda mais a Ministra.

Portanto, a Ministra deu um enorme tiro no pé ao tomar esta medida. Em primeiro lugar abriu um precedente com esta cedência (que obviamente tinha de ser feita, mas que irá abrir caminho à saída de cena da "Ministra inflexível" para dar entrada a uma pseudo-"Ministra compreensiva"). Depois, além do precedente que abriu, esta medida não vai ser suficiente para calar alunos ou professores, que, segundo creio, irão forçar a saída da Ministra ainda antes do final de 2008.

Sem comentários: