terça-feira, 10 de junho de 2008

São retrógrados

Todos nós temos uma raça. Uns são brancos, outros pretos, outros amarelos, encarnados, etc etc. Mas é certo que raça, como já referi, todos temos, seja ela qual for.

O facto de o PCP e o Bloco de Esquerda se insurgirem contra o facto de Cavaco se referir ao dia de hoje como Dia da Raça é absolutamente ridículo, e demonstra apenas a falta de interesse da nossa vida política, que perde tempo com assuntos estapafúrdios como este.

Mas, se a extrema-esquerda perdeu tempo com isto, há tentar (ainda que infrutiferamente) chamá-los à razão.

Para o PCP e o Bloco de Esquerda, o facto de o Presidente se ter referido ao 10 de Junho como o Dia da Raça não deveria ser perturbador. Com efeito, se a variedade de raças é enorme, o facto de o Presidente se referir ao dia de hoje como o Dia da Raça mostra bem o esforço inclusivo feito por Cavaco Silva, para levar o Dia de Portugal a todas as raças que, como sabemos, povoam o nosso País.

Portanto, custa ver a extrema-esquerda, sacrossanta defensora das igualdades ainda que as diferenças sejam inconciliáveis, uivar contra uma declaração tão abrangente e inclusiva de Cavaco, que dirigiu como que um convite a todas as raças para comemorarem o 10 de Junho.

A razão desta indignação é simples, e diz-se em poucas palavras: a extrema-esquerda é retrógrada. Isso mesmo. Retrógrada. E é retrógrada porque, assim que ouve falar em raça, vem-lhe imediatamente à ideia a superioridade da raça branca, uma ideia do passado, que todos sabemos que não estava, nem estará em causa, no ano de 2008, em Portugal.

Sem comentários: