sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

A revitalização pelo Estatuto

O Estatuto dos Açores vai, ao que tudo indica, ser hoje confirmado na Assembleia, com maioria de dois terços dos votos.

O dia de hoje marcará, portanto, o final oficial da cooperação estratégica do eixo Belém-São Bento, e tornará o ano de 2009 ainda mais difícil para Sócrates. A afronta explícita aos poderes do Presidente da República, feita pelo Estatuto, irá colocar Cavaco e Sócrates num clima de guerra aberta sem fim à vista.

Isto pode ser bastante prejudicial para Sócrates. Ao afrontar o Presidente, perde um importante aliado no cenário da política portuguesa e, acima de tudo, perde o silêncio do Presidente, que tão útil lhe tinha sido na adopção de medidas polémicas. É certo que, a partir de agora, também não podemos esperar que seja Cavaco a exercer oposição contra Sócrates.

Essa tarefa cabe, primacialmente, ao PSD, e é necessário que Manuela Ferreira Leite saiba aproveitar bem este momento. O PSD, a partir de agora, tem mais condições para fazer oposição a Sócrates, porque deixa de sofrer do constrangimento de, ao criticar Sócrates, atingir indirectamente o Presidente, que apoiava muitas das medidas do Governo socialista.

No entanto, julgo que o PSD terá de mudar bastante para poder aproveitar esta oportunidade. A ideia de desorganização e desgoverno interno ainda circula na sociedade portuguesa, tantas foram as mudanças na liderança nos últimos anos. E, se é certo que o PSD não precisa, neste momento, de um novo líder, é também óbvio que esta liderança precisa de agilizar processos e de uma boa dose de marketing político para conseguir revitalizar a sua forma de fazer oposição.

A oportunidade é única e, para o PSD, talvez até seja bom que o Estatuto dos Açores seja hoje confirmado na Assembleia. Mas é necessário que o PSD, de ora em diante, se comporte como uma verdadeira alternativa de poder, e não como uma manta de retalhos, que caminha sem direcção definida.

O ano de 2009 está á porta, e o PSD tem oportunidade de fazer estragos na maioria absoluta do PS.

Sem comentários: