quinta-feira, 29 de novembro de 2007

O novo aeroporto

Parece que Lisboa vai ter um novo aeroporto. E digo "parece" porque, com estudos para aqui e novas soluções acolá, só iremos ter um novo aeroporto quando a Portela, que precisa de mais espaço, já ocupar toda a área oriental de Lisboa.
Um dos grandes problemas dos Governos portugueses situa-se na capacidade de decisão. Sobretudo de decisões importantes. Os Governos, antes de tomarem qualquer decisão importante, reflectem tanto, e durante tanto tempo, que as decisões por vezes passam de importantes a irrelevantes.
E este imbróglio do novo aeroporto não é excepção. Fala-se na Ota, em Alcochete e, hoje mesmo, ainda alguém sugeriu o Pinhal Novo. Portanto, o que interessa é ir arranjando várias alternativas, e depois, logo se decidirá qualquer coisa.
Para mim, que não sou um utente regular do aeroporto, ele está muito bem ali na Portela. É perto e está dentro da cidade. Além disso, imaginem o que seria para um turista que apanhasse um táxi na Ota para vir até ao centro de Lisboa...provavelmente, o taxista levava-o num passeio turístico pelo Centro do País até o deixar no Centro de Lisboa.
No entanto, se a mudança é mesmo uma inevitabilidade, a minha preferência vai claramente para Alcochete. Acaba por ser o "longe mais perto" que temos e, segundo os especialistas, saía muito mais barato.
Mas a ver vamos, como dizia o ceguinho...parece-me que, para se construir um aeroporto em Alcochete, é preciso falar com uma data de pássaros, para ver se eles não se importam. Portanto, se o nosso Governo é composto por homens e demora anos a tomar uma decisão, lá para 2100 teremos uma decisão dos pássaros...

Sem comentários: