quinta-feira, 29 de novembro de 2007

A Nova Lei do Tabaco

Em Janeiro de 2008 iremos ter uma nova lei do tabaco, e aviso desde já que não sou fumador. Há uns dias, li num jornal (Metro ou Destak..) que a Direcção-Geral de Saúde (DGS) se prepara para distribuir aos portugueses um pequeno folheto com recomendações acerca da nova lei do tabaco.
Deve ser a primeira vez que uma lei vem com livro de instruções para o cidadão. Talvez também devessem ter feito isso com as alterações ao Código de Processo Penal...
Mas, o que importa mesmo é analisar o conteúdo dessas recomendações. Aquilo que a DGS pede encarecidamente é que os portugueses denunciem (ouviram bem: denunciem) os fumadores. Quando eu era mais novo, sempre me ensinaram que era feio fazer queixinhas, sobretudo quando se tratava de coisas insignificantes. Ora, este Governo, composto por pessoas bastante mais velhas que eu, pensa de forma totalmente diferente. Vamos, pois queixar-nos dos fumadores, sabotar-lhes os isqueiros e soprar-lhes para os fósforos, e esperar que a Polícia chegue e os multe.
Mas pensando bem, esta ideia das queixinhas nem surpreende muito. Tendo em conta o que certas pessoas têm passado à custa das queixinhas por dizerem mal do Governo, esta nova lei apenas estende este paradigma à área da saúde.

Sem comentários: